quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O processo da clonagem humana  é ainda amplamente controvertido e considerado por muitos um procedimento despojado de ética e de moralidade. Grande parte das religiões considera esta prática criminosa, pois só a Deus cabe a criação dos seres vivos.
 A clonagem tem sido discutida com mais ardor nos últimos tempos, em conseqüência dos debates inflamados que se desenvolveram em torno da legalização ou não das células-tronco. A clonagem humana oferece benefícios e riscos que têm sido pesados e avaliados exaustivamente nos debates realizados pelas mais variadas esferas da sociedade e do conhecimento. Vários países, como Espanha, Grécia e Itália, proíbem qualquer pesquisa neste sentido, enquanto outros, como Portugal, nem mesmo concebem a idéia da realização de uma clonagem de embrião humano. Já nos EUA foram efetuadas experiências anteriores, com fins acadêmicos.

Minha opinião a respeito da clonagem

Eu nunca havia parado para pesar como seria se algum dia existisse um clone de mim. Mas é um assunto que sempre me despertou curiosidade.
Será que o clone seria igual a pessoa clonada, será que pensaria do mesmo jeito, sentiria os mesmos sentimentos, teria as mesmas atitudes perante algumas situações? Creio que não , pois as pessoas e o meio onde viveria mudaria a sua formação psicológica. Mesmo sendo um clone, penso que não seria idêntico ao original, algum detalhe, alguma característica a sua personalidade o faria diferente.
Mesmo sendo igual fisicamente, ele não teria a mesma vida, não passaria por todas as situações que o indivíduo clonado passou, não teria as mesmas lembranças, não conviveria com as mesmas pessoas.
A ciência já foi capaz de provar que é possível, aquilo que imaginávamos ser impossível.
Mas caso a clonagem humana um dia aconteça, a ciência e a religião nunca fariam as pazes, várias questões seriam levantadas e questionadas, mas sem dúvida seria um dos maiores feitos que a humanidade já viu.
O cientista que conseguir tal realização terá o seu nome marcado na história, assim como a primeira pessoa a ser clonada.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


O processo de clonagem reprodutiva
A grande notícia da Dolly foi justamente a descoberta de que uma célula somática de mamífero, já diferenciada, poderia ser reprogramada ao estágio inicial e voltar a ser totipotente. Isto foi conseguido através da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária da ovelha que originou a Dolly para um óvulo enucleado. Surpreendentemente, este começou a comportar-se como um óvulo recém-fecundado por um espermatozóide. Isto provavelmente ocorreu porque o óvulo, quando fecundado, tem mecanismos, para nós ainda desconhecidos, para reprogramar o DNA de modo a tornar todos os seus genes novamente ativos, o que ocorre no processo normal de fertilização.
Para a obtenção de um clone, este óvulo enucleado no qual foi transferido o núcleo da célula somática foi inserido em um útero de uma outra ovelha. No caso da clonagem humana reprodutiva, a proposta seria retirar-se o núcleo de uma célula somática, que teoricamente poderia ser de qualquer tecido de uma criança ou adulto, inserir este núcleo em um óvulo e implantá-lo em um útero (que funcionaria como uma barriga de aluguel). Se este óvulo se desenvolver teremos um novo ser com as mesmas características físicas da criança ou adulto de quem foi retirada a célula somática. Seria como um gêmeo idêntico nascido posteriormente.

Objetivo do blogger.

Apesar do muito que se tem discutido, ainda existe muita confusão em relação aos conceitos de clonagem (reprodutiva e terapêutica) , células-tronco ( embrionárias e não embrionárias) e terapia celular bem como isso pode afetar as nossas vidas. Portanto a proposta desse blogger é o de tentar definir esses conceitos e expressar a minha posição sobre o assunto.

O que é clone ?

É um grupo de organismos com patrimônio genético idêntico;copia idêntica de outro der vivo produzida artificialmente e assexuadamente.
O avanço da ciência,quanto a produção de novos seres,vem acompanhado de opiniões diversas.
A clonagem humana é entendida como replicação de um ou mais indivíduos somaticamente idênticos ao doador.
É importante pensarmos,antes da euforia do desejo de replicação de indivíduos dotados de genialidade e beleza  excepcional e seleção de indivíduos sadios e imunes a doenças genéticas,que para a produção da ovelha Dolly foram feitas 227 fusões ovócitonúcleo de doador,das quais apenas oito tiveram êxito positivo,ou seja,somente oito das 227 fusões iniciaram o desenvolvimento embrionário,e só um desses oito embriões conseguiu chegar ao nascimento.
No âmbito humano,você já pensou em quantas vidas serão "testadas" ?